Endometriose

EndometrioseEndometriose é definida como a presença de tecido endometrial fora do útero. Esta condição se manifesta em cerca de 10% das mulheres no período reprodutivo da vida. Algumas hipótese foram aventadas para tentar compreender sua patogênese, deste um fluxo menstrual retrógrado, metaplasia do tecido peritoneal pélvico, até a eventual transformação de células tronco circulantes em tecido endometrial. O mais provável é que vários fatores sejam necessários ao desenvolvimento da endometriose.

O padrão ouro para diagnóstico de endometriose pélvica é a biópsia laparoscópica de lesões com aparência suspeita, que previamente podem ter sido caracterizadas por exames de  Ressonância Magnética (RM),  e então análise histológica.

Existem três padrões de endometriose pélvica, o primeiro é representado por lesões superficiais peritoneais ou implantes não invasivos, sendo estas bem reconhecidas à laparoscopia. Pequenos focos não hemorrágicos de endometriose superficial frequentemente não são detectáveis por RM. O segundo padrão é o edometrioma ovariano, este tem características específicas que possibilitam o diagnóstico por RM. O terceiro padrão é a endometriose profunda, que é definida pela invasão de glândulas e estroma em pelo menos 5mm na superfície peritoneal. De todos os padrões de endometriose, a endometriose profunda ou infiltrativa é que mais frequentemente está relacionada dor pélvica e infertilidade que são as maiores manifestações da doença. O tratamento para a infertilidade é cirúrgico, envolvendo remoção dos endometriomas, lise de aderências, bem como terapêutica medicamentosa e técnicas de reprodução assistida.

Algumas estruturas específicas podem estar envolvidas na endometriose profunda, tais como ligamentos útero-sacrais (sobretudo o direito), ligamento redondo, a parede anterior do reto-sigmóide (simulando neoplasias) e a parede posterior da bexiga, estruturas que podem ser bem caracterizadas em exames por RM com protocolo dirigido, facilitando o diagnóstico e favorecendo um adequado planejamento cirúrgico.

- Bibliografia: 1- Evan S. Siegelman, Edward R. Oliver. MR Imaging
of Endometriosis: Ten Imaging Pearls. RadioGraphics 2012; 32:1675–1691 • Published online 10.1148/rg.326125518.

Por: Dr. Estandislau Ferraz