Pubalgia

pubalgiaA pubalgia é uma causa conhecida e frequente de dor que provoca limitação em atletas. Está relacionada a esportes que exigem mudanças rápidas de direção, com aceleração e desaceleração brusca, como futebol americano, salto e, principalmente, futebol.

Clinicamente os pacientes apresentam dor na região inguinal, que pode irradiar para a musculatura dos adutores, do reto abdominal, região perineal e para os testículos. No exame físico, a área de maior algia é localizada na topografia do anel inguinal externo ou na sínfise púbica, sem hérnia inguinal palpável.

O termo pubalgia, apesar de controverso, é atribuído geralmente a um grupo de processos osteo-musculares que ocorrem na sínfise púbica e na musculatura que se originam e inserem-se a ela, em especial os músculos reto abdominal e o adutor longo.

A fisiopatologia da pubalgia está geralmente relacionada à atividade física repetitiva que leva ao estresse crônico gerando o processo inflamatório (microtrauma de repetição).

A Ressonância Magnética tem um papel fundamental no diagnóstico. As novas técnicas permitem a identificação de alterações da sínfise púbica como edema ósseo, fraturas subcondrais, fraturas por estresse e hipertrofia cápsulo-ligamentar. Além disso, as lesões músculo-tendíneas como estiramentos, roturas e entesopatia podem ser facilmente diagnosticadas.

Por: Dr. Felipe Coelho