Radiologia e diagnóstico por imagem em medicina interna

A radiologia é uma das especialidades médicas que mais tem colaborado para o aprimoramento do diagnóstico, contribuindo para a correta propedêutica diante de várias patologias. Paralelamente aos avanços das demais áreas médicas tem experimentado um constante e crescente desenvolvimento tecnológico com freqüentes atualizações.

A partir do instante em que o paciente procura um centro de atendimento médico, tanto ele, quanto a equipe que o atende necessitam de um completo aparato para a avaliação complementar. No Imax, dispomos dos aparelhos com a tecnologia encontrada nos melhores centros de diagnóstico, incluindo tomografia “multislice” (múltiplos detectores) e ressonância magnética com campo magnético de 1,5 Tesla, o que possibilita a aquisição de imagens com excelente qualidade técnica.

Nas subdivisões das especialidades radiológicas, constantemente renovadas, a avaliação por imagem voltada para a medicina interna abrange o estudo do abdome e da pelve femininos e masculinos. Sobre esta área específica, na maioria dos casos, a investigação do abdome superior se faz adequadamente através da tomografia computadorizada. Já o estudo da pelve, incluindo estadiamento de neoplasias nesta topografia, obtém mais dados com a ressonância magnética. Esta linha básica de raciocínio é freqüentemente readequada de acordo com os casos e na dependência da avaliação do médico assistente. Um exemplo habitual é a avaliação da árvore biliar, que embora esteja topograficamente localizada no abdome superior, muitas vezes, é avaliada através da ressonância magnética (colangioressonância). No entanto, pela necessidade de colaboração por parte do paciente na aquisição das imagens, aqueles que se encontram muito debilitados ou expressam o desejo de não realizar o exame de ressonância, podem ser investigados através da tomografia, método menos específico para o estudo das vias biliares, mas que ajuda substancialmente a guiar o diagnóstico na maioria dos casos.

Assim, destacando-se a importância da constante comunicação entre as diversas especialidades médicas, o melhor atendimento e o bem-estar do paciente são sempre o principal objetivo da equipe médica e de apoio.

Por: Dra. Fabíola Morotó