RESSONÂNCIA

  • O que é?

 

Ressonância é um método de diagnóstico por imagem que mostra os órgãos e as estruturas do corpo humano com impressionante riqueza de detalhes. Não usa radiação ionizante (raios-X), mas potentes campos magnéticos (ímãs) e ondas de rádio para a obtenção de imagens de altíssima qualidade, permitindo ao radiologista o diagnóstico precoce e preciso de várias patologias.

A Ressonância cria imagens baseada na maneira como os átomos de hidrogênio do seu corpo reagem com o campo magnético e com as ondas de rádio. Os átomos de hidrogênio dos órgãos e tecidos do corpo, ao se movimentarem, liberam uma energia que é medida pelo aparelho e transformada em imagens.

As imagens reproduzidas são de grande resolução e clareza. Este exame é totalmente indolor, não provoca nenhuma alteração e não é prejudicial à saúde.

O exame consiste em posicionar o paciente no interior de um tubo, aberto em ambas as extremidades, que emitirá sinais a serem captados e transformados em imagens por um computador. A duração total do exame varia entre 20 a 40 minutos, dependendo da região a ser estudada e da colaboração por parte do paciente. Em caso de movimentação do paciente durante uma sequência a mesma precisará ser repetida. Portanto, o paciente deverá ficar imóvel, durante a realização do exame. O paciente ouvirá um ruído alto, que representa as ondas de rádio. O técnico responsável irá se comunicar com o paciente durante a realização do exame, que poderá ser interrompido a qualquer momento, caso o paciente solicite.

Alguns exames requerem o uso de um contraste endovenoso chamado Gadolínio, que é utilizado para aumentar a capacidade diagnóstica do exame. Essa medicação é segura e não costuma gerar efeitos indesejáveis na grande maioria dos pacientes.

A Ressonância não é recomendada caso você tenha algum metal em seu corpo, como: marca-passo, implante eletrônico, grampo, fragmentos metálicos e próteses. Por favor, informe-nos se tiver realizado qualquer cirurgia ou possua algum objeto metálico em seu corpo. Em algumas situações especiais, será necessária a autorização prévia e por escrito do seu médico. A IMAX dispõe de três equipamentos de Ressonância, sendo um na matriz e dois na filial.

Estaremos sempre ao seu lado para orientá-lo e atendê-lo quando preciso.

 

  • Procedimentos

 

ORIENTAÇÕES PRÉ-ANESTÉSICAS PARA REALIZAÇÃO DE RM

- Estar em jejum total de 8 horas;

- Não estar com nenhum quadro infeccioso (gripe, tosse, vômitos, diarréia, etc);

- Não fumar por 24 horas;

- Não usar esmalte;

- Trazer medicação, se usar diariamente;

- Vir com acompanhante;

- Trazer exames anteriores.

 

Dias de sedação

- Terça-feira – Sedação criança;

- Quarta- feira – Sedação adulta.